terça-feira, 23 de setembro de 2014

Esquitossomose?

Acho que foi meio complicado ler... mas concerteza você vai entender. #FATO: Esquitossomose é uma doença causada por um platelminto conhecido como esquitossomo ( no Brasil a espécie encontrada é Schistosoma mansoni ), que mede cerca de um centímetro. Casais desses vermes vivem no fígado de pessoas infectadas. Através dos vazos sanguíneos, eles chegam ao intestino, perfuram-no e depositam nele centenas de ovos, que são liberados com as fezes dos doentes. Quando as fezes contaminadas são lançadas em um rio ou lago, os ovos amadurecem e deles saem larvas do esquitossomo, que procuram um novo hospedeiro: um caramujo que vive nessas águas.
Dentro do organismo do ser humano, as larvas migram pela corrente sanguínea até chegar próximo ao fígado, onde crescem, tornam-se adultas e formam casais que permanecem juntos por toda sua vida.
A esquitossomose provoca graves consequências para a pessoa infectada, como cólicas, fraqueza generalizada, aumento de alguns órgãos como o baço e o fígado, e, em casos mais graves, a chamada barriga-d'água (ventre incha pelo acúmulo de água entre a pele e os orgãos), nestes casos é preciso cirurgia para tratar a doença.
Para prevenir:
-Evitar que o esgoto (SEM TRATAMENTO) chegue a rios e lagos com medidas de saneamento básico;
-Evitar andar descalço ou ter contato direto com as larvas na água (USE BOTAS);
-Educar a comunidade sobre o controle da doença e medidas de prevenção;
-Em último caso, combater o caramujo com moluscocidas (VENENOS PARA MOLUSCOS) ou, preferencialmente, por meio de controle biológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário